segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um ano de Albertinação


           Ontem... Dia 06 de Janeiro fez um ano, desde a primeira vez que nos encontramos.

           Lembro-me muito muito bem... Foi no Centro Cultural da Vergueiro. Nos encontramos por que eu e a Patricia vimos que na ELT abriu vagas para novos grupos serem dirigidos pelo Luiz Fernando Marques da Cia XIX de Teatro. Na hora eu peguei o telefone e comecei a ligar para as pessoas, marcamos o encontro e lá estávamos nós... Inseguras, cheias de sonhos, sem muito foco mas muito bem dispostas.
        Resolvemos nos encontrar no Tendal da Lapa. Eramos em 4 meninas, começamos pesquisando... sobre a  questão da moradia ... pensávamos inocentemente em apenas algo poético.
          Criamos um nome COLETIVO DA ALBERTINA, estudamos, estudamos, praticamos, estudamos, e então algumas crises vieram....afinal não conseguíamos nos apropriar do lugar, nos sentíamos instáveis, não fomos aprovadas pela ELT, começamos a assumir uma postura mais politica, tínhamos que nos colocar frente a isso e assumir nosso lugar, tivemos a saída de uma integrante... isso nos abalou muito.... tivemos muitos questionamentos....
          Mas assumimos as rédeas ... nós três... começamos a fazer alguns cursos, resolvemos continuar estudando, veio curso de Teatro documentário com a cia. Teatro Documentário, em seguida começamos a fazer Batucada com o Coletivo Dolores Boca Aberta... fomos nos encontrando, arrumando parceiros, estudando, estudando, estudando... veio curso de Teatro de Rua com a Cia. do Miolo, veio curso de Teatro Mutirão com o Coletivo Dolores outra vez ... cada vez mais íamos nos estruturando, nos achando, surge a possibilidade de ocuparmos o CDC em parceria com o Dolores e o Grupo Parlendas.... saímos do Tendal assumimos esta responsabilidade que há tempos era pensada e discutida dentro do grupo. Começamos a participar de mutirões, de atos, fazer curso com o Scapi.... fazer intervenções cênicas...Cada vez mais assumindo nosso lado politico....Começamos a entrar na LUTA. 
         Paralelamente escrevemos um projeto... intitulado como PERIFERACIDADE, nos escrevemos para o edital do PROAC primeiras obras.... Ganhamos.... assumimos mais uma enorme responsabilidade.   
     
          "Desdo começo, quando começamos a estudar... percebemos que só o teatro não resolvia, que a luta tem que ir alem disso, que o teatro serve como um instrumento, mas que junto dele é necessário outros instrumentos que somados podem gerar bons resultados."          

         Agora com o projeto aprovado, com parceiros e muito muito estudo, começamos a estruturar nossas criações... estamos criando... e criando muito...cenas, musicas, debates..... estamos nos estruturando, cada vez mais juntando parceiros na luta e na arte.... 




Agora quando penso que fizemos apenas 1 ano, somos apenas "um grupo bebe", penso no quanto aprendemos, crescemos, quantos parceiros temos, e nas oportunidades que tivemos, acredito que somos mais maduros do que qualquer uma de nós três podíamos imaginar... Este coletivo esta indo muito, muito alem do que eramos capaz de pensar.... 

E QUE ESSA ALBERTINAÇÃO NÃO PARE NUNCA E QUE TODOS VENHAM ALBERTINAR COM AGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário