segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mostra Pela Paz


E nesse final de semana aconteceu a Mostra Pela Paz, na Comunidade da Paz, em Itaquera. Uma ação bonita, que reuniu diversos coletivos e contou com apresentações de teatro e música, cortejo, oficina de grafitte, debate, gravação de vídeos, brincadeiras e muita troca. 

A comunidade é uma das muitas ameaçadas de despejo por conta das ações de preparação das cidades para a Copa do Mundo. A mostra, organizada pelo Grupo Teatral Parlendas,  foi mais uma ação em prol da organização e da luta das famílias que vivem no local. Que todos saibam que não estão sozinhos e que cada coletivo e pessoa envolvidos estão somando nessa luta de variadas formas. 


A pergunta "Copa para quem?" pairou nossas ações ao longo desses três dias de atividades convivendo com os moradores, que não passam de números nos relatórios da prefeitura. Parque Linear Rio Verde para quem? Mais avenidas para quem? Certamente não para essas pessoas que já investiram tempo, esforços e dinheiro na construção de suas moradias e não vão ter nada disso considerado ao receberem um bolsa-aluguel irrisório para "recomeçarem a vida em outro lugar", como diz a Kamila em uma de nossas cenas sobre as desapropriações, apresentada na noite de sábado na mostra. 


 Pelas paredes das casas, comentários pontuais dos moradores e olhares de estranhamento, muitas contradições. Cabe a nós construirmos juntos a ideia de que ninguém ali vale menos e ninguém tem que sair "porque vai ficar mais bonito sem a favela". O processo é longo e exaustivo, mas que bom que grupos como o Parlendas e o Comitê Popular da Copa e mais tantos moradores compram essa briga todos os dias. Viva a luta do nosso povo trabalhador. E que a gente forme cada vez mais frentes de resistência!




O Coletivo da Albertina aprendeu muito por estar ali. E nosso discurso e ações com certeza serão enriquecidos por mais essa vivência. Vamos somando que o caminho é longo, mas com todo mundo junto fica mais bonito! Resiste Comunidade da Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário