domingo, 31 de março de 2013

Intervindo na praça


"- Escuta, vocês não estão sujando essa mesa de cola, não, né?
- Não, a gente só está usando para cortar as garrafas.
- Ah, bom... porque a gente usa ela para jogar dominó. E isso aí que vocês estão fazendo? Para quê que é?
- Como assim?
- É para alguma festa, um evento? Vocês vão limpar depois?
- Não, é para o bairro... para deixar a praça mais bonita"

 "- Isso aí que vocês estão fazendo é artesanato, né? Parabéns, meninas, está bem bonito! E por que vocês estão fazendo isso?
- É para chamar a atenção das pessoas para a praça, para elas lembrarem que esse aqui é um espaço para elas usarem.
- Ah, que bonito. A gente vem aqui todo dia, tão vendo aquele lixo ali? A gente que colocou. Porque não ia ser certo a gente largar as garrafas por aí. A gente tem que tomar conta mesmo."

Praça Araruva, Cidade Patriarca. Uma intervenção simples, em uma despretensiosa manhã de terça-feira com cara de chove-não-chove. Interlocução imediata com os moradores do bairro. Quem disse que não se frequenta mais praças hoje em dia? Muito bom poder discutir o direito à cidade com quem ainda faz uso dela. Até tivemos que mudar de mesa, porque o moço do dominó se dizia no direito dele de jogar ali, na mesa que era apropriada à sua necessidade.


 Teve gente que só olhou, gente que parou para conversar, que correu para buscar a escada e participou de todo o processo, gente que curtiu os sprays e a amarelinha pintada no chão.


 

Depois, os meninos que vieram ajudar nos acompanharam até o cdc para colocar o resto das flores por lá e conversamos um pouco sobre aquele espaço. Se ele é nosso, porque não fazer uso dele? Combinamos um mini campeonato de futebol para a próxima semana, com direito a café da manhã coletivo. Os meninos e menina ficaram de organizar a turma e pensar nas regras do jogo. Mais para frente, vamos fazer uma corrida de bike. E vamos que vamos que essa semana promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário